sábado, 23 de outubro de 2010

Com quantos paus se faz uma canoa ?


Olá navegantes,

Hoje entrei numa padaria para tomar o café nosso de cada dia quando observei um menino fransino que estava com um sanduíche na mão sem vontade de comer. Passou algum tempo e o garoto havia terminado seu suco mas o sanduíche estava lá intacto, foi quando apareceu sua mãe que aos berros disse: ANTONIO!!!!! COME LOGO ESSE SANDUÍCHE!!! NÃO ENROLA!!! SE VOCÊ NÃO COMER VOU TE MOSTRAR COM QUANTOS PAUS SE FAZ UMA CANOA!!!

Fiquei com pena do garoto, até porque já fui assim, mas o que poderia fazer nessa situação ?

O garoto com medo engoliu tudo quase engasgando e foram embora. Moral sa história: acabei ficando na dúvida porque não vi "com quantos paus se faz uma canoa"! Mas não deve ser uma resposta agradável, porque após a mãe falar aquelas palavras mágicas, o garoto terminou tudo em tempo recorde!

A pergunta ficou martelando minha cabeça até sentar em frente ao computador para postar a matéria do dia aqui no Shitness.

Vocês sabem com quantos paus se faz uma canoa ? Não ? Nem eu, por isso fui pesquisar um pouco e obtive uma resposta interessante.

Segundo vários sites que encontrei, como por exemplo a página do Mundo Estranho, não há uma resposta precisa para essa questão uma vez que existem vários modelos de canoa.

Se a pessoa estiver se referindo as canoas que eram utilizadas pelos índios do continente americano antes da chegada de Colombo (a canoa clássica) a resposta é bem simples: 1 pau! Isso porque os indígenas derrubavam uma árvore bem grossa, modelavam aquele único pedaço de madeira, escavavam seu miolo para que eles pudessem entrar nela e pronto!

Depois, o processo de construção da canoa foi se desenvolvendo, principalmente com as novas técnicas de marcenaria trazidas pelos europeus, e a referida embarcação passou a ser comporta por muitos paus de vários tamanhos!

Em alguns lugares como na terra dos esquimós, a canoa nem leva pau, pois sua construção é feita a partir de ossos de baleia revestidas com pele de foca.

Hoje em dia as canoas modernas de competição também não são feitas com paus! Utiliza-se fibra de vidro, a mesma matéria-prima utilizada na fabricação das pranchas de surf!

Acredita-se que esse termo tenha surgido em alguma área rural do Brasil, e tenho a opinião que seu significado foi mudando ao longo do tempo de acordo com as novas maneiras de construir a embarcação.

No caso específico da história do garoto citada acima creio que:

* Se fosse antes de 1492 a.C. o garoto ia levar uma bordoada com 1 pau só!
* Se fosse no século XIX o garoto ia levar trocentas pauladas !
* Se fosse hoje em dia o garoto não deveria apanhar visto que as canoas não são mais construidas com paus!

Não faz sentido ?

O que acham ?
Bookmark and Share

11 comentários:

  1. Gostaria de saber qual é o sentido dessa postagem, e também das outras.
    O Shitness antigo, cheio de merda era muito melhor do que esses assuntos gays que você trata agora. O seu diferencial era o humor. Onde está?

    ResponderExcluir
  2. Sentido? Nenhum como sempre!

    Buscar sentido no humor é o mesmo que buscar lógica em maluco! rsrsrsrsrsrsrs......
    Respeito sua opinião mas o Shitness sempre teve como proposta
    ser um blog surpreendente onde qualquer coisa pode virar assunto,
    por isso tem como tema "abobrinhas, besteirol e MUITO MAIS!"

    Além disso, creio que temas como "peitões" não são
    tipicamente assuntos que gays gostam! (ou quem sabe né? vai saber...)rsrsrs...

    ResponderExcluir
  3. Cara interessantissimo o post, as vezes ficamos pensando que algumas coisas realmente nao tem mais lógica, mas no caso da mãe do menino fica bem mais bonito ela falar isso do que falar : come o lanche ou eu vou te bater até a morte hahaha, gostei da tua idéia, devia fazer também com alguns outros ditados que estão realmente ultrapassados.

    depois de uma passada lá no loverocklive.com

    abraços

    ResponderExcluir
  4. Hahahahahaha muito bom seu texto!
    É do tipo dos que eu escrevo, hahahaha, muito bom mesmo.

    Atualizei o blog, passa lá!

    ResponderExcluir
  5. Adorei a reação do Pablo, nervoso!!!

    Você percebeu, Flávio, como você despertou nele, seus "instintos mais primitivos" Penso que se ele pudesse você iria ver com quantos paus se faz uma canoa...

    Quanto ao post, o menino hoje poderia até levar uma surra, mas o conselho tutelar iria dar uma dura na mãe dele...

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  6. KKK..PSÉ
    EU ACHEI ATÉ ENGRAÇADA ESSA SUA SITUAÇÃO KK
    PELO MENOS JA FAÇO IDÉIA DE QUE LAGOA NÃO É FEITA COM PAU KK -QQ
    COISA Q EU NOT SABIA :o

    KK
    PARABÉNS PELO BLOG .. K

    ResponderExcluir
  7. recentemente li em outro blog a origem do significado de vários desses ditados, como tirar o cavalo da chuva e muitos outros.
    .
    chapado isso.

    ResponderExcluir
  8. Ola Ary, apesar de mencionar as origens desse ditado, a idéia dessa matéria foi outra: tentar compreender com quantos paus realmente se faz uma canoa.

    Até mesmo eu já li em vários outros blogs e sites sobre as origens dos ditados populares, mas querer saber algo tão específico assim ainda não.

    De qualquer maneira valeu pela sua opinião!

    ResponderExcluir
  9. Independente de quantos paus a mãe do garoto ache que se faz uma canoa - no caso dela saber, o que pode ser pouco provável - teria dó do mesmo jeito caso ele não comece o maldito lanche!

    hahaha

    Abraços
    http://www.ceucaindo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá ! demorou mas eu consegui, já postei os links para Download do photoshop em meu blog!! baixe todos os links que tem lá, ta explicadinho, eu axo, a senha para descompactação é usandophotoshop procure a aba BAIXAR PHOTOSHOP no menu horizontal, qualquer duvida me procure

    ResponderExcluir
  11. Essa é uma daquelas expresões que todo mundo diz mas ninguém sabe como surgiu ou às vezes nem seu significado.
    Interessante o post pois retratou a pergunta que todo mundo se faz, com quantos paus se faz uma canoa =D

    E faz bastante sentido sua conclusão hahahaha

    ResponderExcluir

Participe do Shitness Book você também ! deixe aqui sua mensagem !